quinta-feira, 9 de agosto de 2012

JOVELINA PÉROLA NEGRA


Jovelina Pérola Negra (Rio de Janeiro, 1944 - — Rio de Janeiro, 2 de novembro de 1998).

Uma das grandes damas do samba e do pagode. Voz rouca, forte, amarfanhada, de tom popular e força batente. Herdeira do estilo de Clementina de Jesus, foi, como ela, empregada doméstica antes de fazer sucesso no mundo artístico.

Nascida em Botafogo (zona sul do Rio de Janeiro), Jovelina Pérola Negra logo fincou pé na Baixada Fluminense, em Belford Roxo. Apareceu para o grande público ao participar do histórico disco Raça Brasileira, em 1985. Pastora do Império Serrano, ajudou a consolidar o que é chamado hoje de pagode. Gravou cinco discos individuais conquistando um Disco de Platina. Atualmente são encontradas apenas as coletâneas com os grandes sucessos como Feirinha da Pavuna, Bagaço da Laranja (gravada com Zeca Pagodinho), Luz do Repente, No Mesmo Manto e Garota Zona Sul, entre outros. O sucesso chegou tardiamente e ela não realizou o sonho de "ganhar muito dinheiro e dar aos filhos tudo o que não teve".

Morreu de enfarte aos 54 anos, no bairro do Pechincha, em Jacarepaguá.

O estilo muito pessoal conquistou muitos fãs no meio artístico, levando até mesmo Maria Bethânia a uma apresentação no Terreirão do Samba, na Praça Onze, de onde a diva da MPB só saiu depois de ouvir "Dona Jove versar". Alcione já homenageou a 'Pérola Negra' em um de seus melhores discos, Profissão Cantora. Enquanto o samba e o verdadeiro partido alto existirem, Jovelina sempre será lembrada pela voz potente e a ginga própria da raça negra - assim com Clementina de Jesus.


Clique no link abaixo para fazer o Download de uma coletânea de gôsto pessoal da saudosa intérprete Jovelina Pérola Negra.

01 Sorriso aberto
02 Pagode no serrado
03 Boogie-Woogie da favela
04 Sarau
05 Menina você bebeu
06 Água de poço
07 Malandro também chora
08 Quem foi
09 Luz do repente
10 Razões da calma
11 O dia se zangou
12 Confusão na horta
13 Sorriso de banjo
14 Conselho de vizinho
15 Porta na cara
16 Banho de felicidade
17 Preparado da vovó
18 Sangue bom
19 Peruca de touro
20 Cuma é o nome dele
21 Sem amor, sou ninguém
22 Amante do pagode
23 Rabo de saia
24 Catatau
25 Sonho juvenil
26 Camarão com xuxu
27 Águas de cachoeira
28 Dona Clementina
29 É isso que eu mereço
30 No meu barraco
31 Fala tú que eu tô cansado
32 Cadê Dinorah
33 Feirinha da Pavuna
34 Feirinha sem confusão




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!